pt
en

Materiais arqueológicos brasileiros

As pesquisas do Museu Nacional contribuíram para que, desde o século XIX, a instituição reunisse uma rica coleção arqueológica. Hoje ela se encontra em grande parte destruída ou alterada pelo incêndio.

O Museu conta com a doação de novos materiais arqueológicos brasileiros para que possa continuar a apresentar ao público a grande diversidade cultural e social existente em nosso território antes da chegada dos europeus. Muitos dos sítios arqueológicos nos quais esses materiais são encontrados são desconhecidos pelo público.

Para isso, esperamos dispor de peças cerâmicas arqueológicas amazônicas (culturas Marajó, Santarém, Konduri e Maracá), peças cerâmicas arqueológicas Tupi, esculturas com formato de animais feitas em pedra provenientes de sambaquis, entre outros.

Cerâmicas arqueológicas amazônicas

As peças cerâmicas da Amazônia são o principal material que nos revela sobre a diversidade cultural da região no passado. Por esse motivo, são peças de extrema importância para a nova exposição de arqueologia do Museu Nacional.

Entre as sociedades que desejamos apresentar ao público está a que produzia a conhecida cerâmica Marajoara, como esta urna que escolhemos para ilustrar a categoria, que além de conter os típicos motivos geométricos – característicos das peças dessa região – remete à figura humana.

A produção de cerâmica Marajoara nos evidencia a complexidade social existente antes da chegada dos europeus. Através dela podemos conhecer mais sobre as técnicas utilizadas no período e sobre a dinâmica de sua sociedade. Este é o caso das urnas, que nos contam sobre as práticas funerárias e dão pistas sobre relações de parentesco, religiosidade, estratificação social, entre outros assuntos.

Como Contribuir

Entre em contato com newcollections@mn.ufrj.br