Materiais arqueológicos pré-colombianos
A arqueologia nos permite conhecer não só a história profunda do nosso país, mas também de outras regiões do continente.
Nossa exposição anterior apresentava uma grande variedade de peças metálicas, cerâmicas, e têxteis de diferentes sociedades pré-colombianas. Assim, esperamos poder contar com novos materiais dessas diferentes tipologias, provenientes de instituições parceiras ou colecionadores particulares, para continuar a encantar nossos visitantes com a diversidade e a riqueza dessas sociedades.
Além disso, nosso intuito é apresentar também a relevância da arqueologia enquanto área de construção de conhecimentos sobre a organização social e política e sofisticação material dessas sociedades.
Peças cerâmicas

A cerâmica, por ser um material que resiste ao tempo, é muitas vezes encontrada em sítios arqueológicos de regiões onde viviam sociedades que a utilizavam. Por esse motivo, no caso da América Pré-Colombiana, este é um material frequentemente encontrado.
Antes do incêndio, o Museu Nacional apresentava uma grande gama de objetos desta tipologia. Escolhemos para ilustrar uma das sociedades que imaginamos apresentar ao público um vaso Moche com formato de animal (zoomorfo). Sua sociedade era situada na costa norte do Peru, nos vales dos rios Moche e Chicama, entre o início da era cristã e o século VIII d.C.
Os mochica são conhecidos por sua produção de cerâmicas de excelente qualidade técnica e artística. É a representação que aparece nestes materiais que permite aos pesquisadores conhecerem mais a fundo a vida de pessoas que vivem há tanto tempo nesta região.
Como Contribuir
Entre em contato com newcollections@mn.ufrj.br