pt
en

Paleoartes de animais pré-históricos em vida

Os organismos fósseis encontrados nas exposições habitam o imaginário do público. Porém, ao ver imagens de dinossauros, mamutes, preguiças gigantes ou outras reconstruções de animais fósseis, podemos não nos dar conta, mas há uma série de processos que levaram à determinação de tamanho, postura, proporção de massa muscular, cor e demais características representadas.

As reconstruções artísticas desses organismos fazem parte do ofício do Paleoartista, que através de seu olhar e de sua pesquisa, dá vida aos diferentes seres que viveram no passado. Traduzem puras estruturas anatômicas em volume, forma, cores, padrões e proporções naturais, daquelas espécies que já não podem ser observadas na natureza.

A nova exposição do Museu Nacional pretende apresentar algumas esculturas de paleoarte com o objetivo de trazer à vida esses animais fósseis extintos e destacar sua importância evolutiva para a história da vida na Terra.

Escultura de Tiktaalik roseae

Tiktaalik roseae é um peixe fóssil de 375 milhões de anos que foi encontrado no Ártico canadense em 2004. Ele pertence ao grupo de peixes ósseos sarcopterígios (peixes de nadadeiras lobadas). Sua descoberta lança luz sobre um ponto crucial na história da vida na Terra: como se deu a transição de animais com nadadeiras para animais com quatro membros, aptos a colonizar a terra firme? Ele apresenta uma mistura de feições curiosa. Algumas delas típicas dos peixes ósseos de sua época e outras, como a presença de um pescoço e nadadeiras carnosas formadas internamente por uma série de elementos ósseos, que são características dos primeiros animais de quatro patas, os tetrápodes. O nome tetrápode significa “tetra” = quatro e “pod” = pé, e esse grupo de animais surgiu há aproximadamente 368 milhões de anos, portanto, sete milhões de anos depois de Tiktaalik. A descoberta do Tiktaalik, e de outros peixes sarcopterígios semelhantes a ele, como Elpistostege, é muito significativa, porque marca a primeira aparição dessas novas características de tetrápodes em peixes no registro fóssil.

Como Contribuir

Entre em contato com newcollections@mn.ufrj.br